Mais vídeo, menos currículo | Como fazer vídeo currículo?

Os vídeos entraram de vez para o mundo corporativo. Hoje, os profissionais não apenas precisam consumir conteúdo da internet, mas também precisam produzir conteúdo e estar constantemente visíveis por meio de gravações. Neste sentido, o vídeo currículo ganha espaço. 

Mas você sabe o que é vídeo currículo e para que ele serve? Confira tudo sobre o tema neste post e assista também ao vídeo abaixo para mais informações. E não se esqueça de se inscrever no canal Carolina Dostal para continuar atualizado.

Conteúdo do artigo:

  • O que é o vídeo currículo?
  • Como fazer vídeos currículo?
  • O que falar em um vídeo currículo?

O que é o vídeo currículo?

Muitas pessoas ainda não têm ideia do que se trata um vídeo currículo. Isso acontece porque por muito tempo as entrevistas de emprego aconteciam apenas de modo presencial, sem que precisássemos enviar qualquer tipo de conteúdo gravado em nossa casa.

Porém, com a chegada da pandemia, tudo mudou. Os vídeos currículo começaram a ficar famosos quando as pessoas não podiam ir mais até as empresas para serem entrevistadas e tiveram que fazer isso de casa.

Em outros casos, os vídeos currículo também foram importantes porque se tratavam de vagas remotas, mas essa ainda era uma realidade muito distante para a maioria das pessoas antes do isolamento social.

Mas o que afinal é um vídeo currículo? O vídeo currículo é um vídeo utilizado para você resumir o seu currículo e contar em poucas palavras os resultados que você gerou no seu último trabalho. Por isso é importante se atentar para o fator tempo antes de gravar um.

Além disso, o vídeo currículo também informa sobre a sua experiência profissional, formação acadêmica e sobre as suas habilidades. É importante lembrar que o seu vídeo currículo precisa ser curto. Não ultrapasse mais de três minutos no total. 

Como fazer vídeos currículo?


Depois de entender o que é um vídeo currículo, agora é a hora de aprender a como fazer um. É importante lembrar que existem várias maneiras de gravar um vídeo desse tipo, mas todos eles possuem características em comum que precisam ser levadas em consideração no momento de gravação.

Por isso, saiba como fazer vídeos currículos que realmente prendam a atenção do recrutador e aumente as chances de você ser contratado para a vaga em questão:

  • Utilize roupas condizentes como o seu trabalho

    Por mais que a sua entrevista acontecerá a distância, é importante estar bem vestido na gravação. Mas, também é importante estudar a cultura da empresa. Terno e gravata funcionam em um escritório de advocacia, mas pegam mal em uma empresa que prega por um ambiente mais jovem e descontraído, por exemplo.
  • Escolha um bom enquadramento

    Enquadrar é escolher o que vai aparecer no seu vídeo. Existem várias formas de enquadrar uma imagem. Elas são chamadas de plano de câmera. Neste caso, o melhor é usar o primeiro plano, ou seja, filmar apenas do ombro para cima. Nada de selfie estilo Instagram. Tome muito cuidado com isso!
  • O fundo faz parte do seu enquadramento

    Utilize um fundo neutro, como uma parede branca. Não use algo colorido como a bandeira do Brasil. Talvez você pense em usar um ambiente relacionado a sua profissão. Faça o possível para que o foco do público fique apenas em você.
  • Obtenha a melhor imagem e o melhor áudio

    Busque algo da melhor qualidade possível. Fazer um vídeo currículo é inútil se o recrutador não pode te ver ou te ouvir. Também é recomendado que você use um tripé. Jamais grave em formato de selfie.

O que falar em vídeo currículo?

Depois de aprendermos o que é e como fazer um vídeo currículo, também devemos nos questionar sobre o que falar na hora de produzir um vídeo currículo.

Talvez você já esteja tendo mil idéias do que falar. Isso é ótimo, mas também é inútil se você não consegue estruturar o raciocínio. Por isso, é recomendado que você divida o vídeo em 4 partes. Entenda como fazer isso com os passos a seguir:

  • Primeiro momento do vídeo: faça uma breve apresentação sobre você. Mencione as suas experiências de trabalho que são relevantes, a sua educação e as suas conquistas profissionais e acadêmicas;
  • Segunda parte: diga como você pretende utilizar a sua experiência e educação para beneficiar o crescimento da empresa;
  • Terceira parte: compartilhe os motivos pelos quais você quer trabalhar nesta empresa especificamente e como esta oportunidade pode ajudar no seu desenvolvimento.
  • Última parte: Encerre o vídeo currículo com um call to action. Diga ao recrutador que você anseia pela oportunidade de uma entrevista presencial para que você possa compartilhar algumas de suas ideias para o crescimento da organização.

Caso ainda tenha mais dúvidas sobre como deixar o seu LinkedIn mais atrativo, confira o meu curso que se chama Destrave seu LinkedIn. Ele está disponível no Hotmart. O curso te ajuda a encontrar o emprego ideal ou aumentar o número de vendas e serviços ofertados pelo seu negócio.

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior