Devo postar conteúdo mais pessoal ou mais profissional no LinkedIn?

Com o início da pandemia, a relação pessoal-profissional tornou-se ainda mais íntima. Os profissionais diariamente postam nas redes sociais, sobretudo no LinkedIn, o dia a dia com a família, o novo pet que vai fazer parte do lar, o primeiro dia de aula dos filhos, aquele almoço fora do trabalho, dentre várias outras situações. Mas sempre surge uma dúvida antes de publicar: devo postar conteúdo mais pessoal ou mais profissional no LinkedIn?

Confira, neste artigo, as dicas para ter sucesso no LinkedIn. Carolina Dostal também dará as principais sugestões para ter uma rede social chamativa e que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura! 

Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.

Há alguns anos, muitos usuários tinham a ideia de que o LinkedIn era exclusivamente voltado para o mundo profissional. Mas isso tem mudado ao longo do tempo, sobretudo com o contexto de pandemia que vivemos durante esses dois últimos anos. Com o trabalho em casa, os profissionais começaram a postar momentos do cotidiano.

Inevitavelmente, podemos dizer que a rotina do trabalho e a vida pessoal está cada vez mais próxima, principalmente no trabalho híbrido. A vantagem disso tudo é que esse é um fator positivo para gerar engajamento, para que as pessoas te conheçam além do seu cargo e passem a te seguir e a consumir o seu conteúdo. Porém, é preciso ter algumas cautelas para que tudo funcione corretamente.

Relacione o que você posta com o mundo corporativo

É claro que tudo o que acontece dentro do nosso ambiente familiar pode acabar influenciando o nosso trabalho. Um bom exemplo para isso é quando vemos um post de um pet publicado por algum usuário.  Se ele apenas publica a foto do novo cachorro, por exemplo, fica difícil de entender a relação do conteúdo da foto com o objetivo central do LinkedIn. Por isso, é importante contextualizar.

E como fazemos isso? Existem diversas alternativas. Sempre quando for postar alguma imagem ou conteúdo que fuja do escopo corporativo, lembre-se de:

  • Explicar como aquilo impactou a sua vida profissional e pessoal;
  • Relatar o que você aprendeu desde aquele acontecimento ou com determinada pessoa;
  • Mostrar quais foram os impactos na sua vida mental;
  • Compartilhar como tal fato ajudou a melhor a sua autoestima ou autoconfiança;
  • Explicar por que alguém deveria fazer o mesmo;
  • Expor qual a relevância do post para a sua família e para o seu trabalho, dentre outros.

Ajude outras pessoas falando sobre saúde mental

O LinkedIn está muito focado em saúde mental. Há sempre uma campanha muito bem feita para ajudar outros usuários que enfretam algum problema psicológico ou dificuldades no trabalho. Segundo a própria plataforma, a busca pelo termo burnout aumentou 122% durante a pandemia. Desse modo, é sempre válido contribuir com a rede, de modo a compartilhar com outras pessoas as suas experiências e desafios durante a sua carreira.

Quando você faz um post nesse sentido, o LinkedIn começa a perceber que a saúde mental é um tema muito relevante. Ele deve ser discutido e deve ser falado. Quem trabalha em casa, por exemplo, entende quais são as dificuldades. Por isso, compartilhem essas dificuldades e, mais do que isso, relatem como vocês fizeram para resolver os problemas principalmente do trabalho híbrido.

Conecte a sua vida pessoal à profissional com inteligência

A vida pessoal e a vida profissional andam juntas. Não existe nenhum tipo de separação. Os RHs tratam desse assunto há década, mas a rede social é reflexo do mundo físico. Ou seja, tudo o que acontece na vida real vai acontecer no mundo virtual também. Por isso, não tenham medo de se expor no LinkedIn, mas sejam concisos, claros e objetivos. Expliquem por que vocês estão fazendo aquele tipo de postagem.

Caso ainda tenha mais dúvidas sobre como deixar o seu LinkedIn mais atrativo, confira o meu curso que se chama Destrave seu LinkedIn. Ele está disponível no Hotmart. O curso te ajuda a encontrar o emprego ideal ou aumentar o número de vendas e serviços ofertados pelo seu negócio. 

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior