Como ter um perfil de sucesso no LinkedIn? Quais as dicas para ser contratado? E como posso aumentar a minha audiência na rede social? Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, o artigo de hoje trará algumas informações sobre como criar um perfil que gere resultados no LinkedIn. 

Para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no canal Carolina Dostal para ficar sempre atualizado.

É muito comum que as pessoas se perguntem quais estratégias elas podem utilizar para obter um perfil de sucesso no LinkedIn. No entanto, muitas vezes, elas nem mesmo sabem sobre qual significado de sucesso estão falando – o que tem que ser visto com bastante atenção. 

Por isso, o primeiro passo para se destacar nesta rede profissional é tendo em mente qual o seu propósito e objetivo ao fazer parte dessa amplitude de conexões e possibilidades diante do mercado. Assim, tudo se tornará bem mais fácil.

Entenda o que é resultado para você 

O sucesso é um termo muito relativo e, justamente por isso, ele acaba mudando de sentido de uma pessoa para outra. Então, antes de começar a utilizar o aplicativo, busque elencar o que você possui como foco profissional. 

Dentre tantas opções, talvez você queria: 

  • Aumentar os resultados das suas vendas
  • Destacar-se dentro de uma empresa 
  • Conseguir um novo emprego 
  • Obter uma promoção na empresa atual 
  • Fortalecer o seu networking 
  • Contratar um novo colaborador 
  • Divulgar os seus trabalhos 
  • Promover o nome e dos serviços da sua empresa 

Viu como existe uma grande quantidade de intenções a serem aproveitadas ao utilizar um perfil no LinkedIn? Somente focando na cautela e no conhecimento dos seus objetivos, você irá conseguir desenvolver um perfil de impacto na rede social.

Tenha mente onde você quer chegar 

Também é muito importante que o usuário saiba para onde eles irão e onde desejam chegar. Isto é, em quais empresas você quer trabalhar? Em qual área você deseja atuar? Qual a melhor função que você pode desempenhar dentro da sua área profissional?

Pensando em responder a essas perguntas, busque verificar os seus pontos fortes na sua atuação, quais as suas habilidades, competências e conhecimentos necessários para trabalhar em uma determinada corporação.

Preencha corretamente o seu perfil e tome alguns cuidados 

  • Escolha um boa foto de perfil 

Um dos primeiros passos para gerar forte impacto em quem acessa a sua rede é escolhendo uma ótima foto de perfil. A imagem deverá ser de boa qualidade, evidenciando a sua personalidade, demonstrando seriedade ou empatia para gerar um sentimento amigável ao visitante. 

Caso haja necessidade, procure um bom profissional de fotografia para te dar dicas de como tirar uma foto profissional e quais os recursos de edição podem ser utilizados para melhorar a qualidade dessa foto. 

  • Defina bem o seu título 

Também não podemos esquecer do título, que deve conter palavras-chave muito bem definidas, para que o filtro de busca do aplicativo recomende o seu perfil a recrutadores à busca de profissionais da sua área e também a outros usuários da rede.

  • Adicione o seu cargo 

Ao escolher o seu cargo, procure sobre as nomenclaturas utilizadas no seu atual trabalho. Por vezes, uma mesma atuação profissional pode apresentar outras formas de especificação de cargo. Além disso, vale lembrar que o aplicativo também adicionou dois novos cargos recentemente: o de cuidar do lar e o de dona de lar – muito importantes para os profissionais que realizam atividades domésticas ou que cuidam de outras pessoas.

  • Escreva um resumo claro e objetivo

Neste momento, os usuários acabam tendo dificuldade para escrever o seu resumo profissional e eles geralmente se perguntam: “devo contar toda a minha trajetória? Devo detalhar todos os trabalhos realizados na minha vida profissional?”

O mais indicado nesse caso é que você faça a seguinte pergunta a si mesmo: “quem sou eu, o que eu faço e como posso ajudar determinada empresa?”. Por meio dessas perguntas, você descobrirá qual o público que você quer atingir e usar a sua criatividade para descrever a sua formação base e quais foram as experiências que te ajudaram a evoluir na profissão.

Sendo assim, em de detalhar todos os pormenores, tente compilar as fases principais da sua profissão e como elas te levaram a posição que você ocupa hoje no mercado. Também não se esqueça de deixar o seu contato no corpo do texto, como e-mail e telefone, e um convite para que as pessoas visitem as suas redes sociais. Ainda deixamos abaixo cinco  pequenas dicas para ter sucesso no LinkedIn: 

  1. Seja coerente
  2. Tenha ação 
  3. Cultive relacionamentos
  4. Seja presente digitalmente 
  5. Conheça os usuários além da rede profissional 

Para mais dicas de como se tornar um profissional magnético, você pode acessar o curso “Destrave o seu LinkedIn”. Nele, Dostal ensina detalhe por detalhe como você pode ter um perfil profissional perfeito no LinkedIn e muito bem reconhecido.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior