Você quer se destacar no LinkedIn, mas não sabe como fazer isso? Uma das principais
maneiras de gerar engajamento e aumentar a sua audiência nessa rede profissional é
utilizando estratégias de conteúdo que sejam realmente eficazes para alcançar mais
pessoas e gerar feedbacks. Mas, claro, tudo precisa ser realizado com muito cuidado e
cada detalhe deve ser devidamente observado. Por isso, confira sobre o assunto e
aprenda tudo com este artigo.
Nele, eu te dou as principais dicas para ter uma rede social ativa e que te traga grandes
oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura!
Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos,
assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal,
Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.
Como encontrar vaga de trabalho remoto no LinkedIn? – YouTube
As redes sociais são um dos ambientes mais importantes para que um profissional se
destaque no mundo corporativo. Se você não usa o LinkedIn, por exemplo, é sinal de
que já está perdendo um pouco dos benefícios que essa plataforma pode oferecer a
profissionais de diversas áreas.
Com o Linkedin, você pode e deve investir em conteúdos na sua página. Além de criar
artigos e posts com o LinkedIn Pulse, você se torna capaz de compartilhar materiais
relevantes feitos pelo seu perfil pessoal e que sejam de interesse comum a outras
pessoas da sua área. Mas, para isso, é preciso importante seguir outros passos,
igualmente importantes para ter um perfil de sucesso na rede profissional. Vamos lá!
1) Crie um perfil forte e completo
Eu já fiz um vídeo inteiro falando de perfil no meu canal do Youtube, e sempre falo
que a foto de perfil diz muito sobre você. É como se ela evidenciasse 50% do seu
perfil. Por isso, a dica é: coloque uma foto, com ótima iluminação e escolha um
banner legal. A foto diz muito sobre a área de trabalho.
Não conhece um aplicativo para fazer edições fotográficas e artes para redes sociais?
A que eu indico é a plataforma Canva. Nela, você consegue fazer um banner bem
bacana. Basta você digitar no Canvas: “banner para LinkedIn” que já vai aparecer
exatamente o formato certo. A partir disso, vocês podem brincar à vontade.
2o) Escreva um bom resumo para o seu perfil
Faça sempre um resumo legal para o seu perfil. Eu aproveito este artigo para dar um
exemplo legal de uma pessoa que eu adoro, que é o Fernando Vitolo. Eu sempre falo
dele pra vocês, porque é um profissional que eu admiro muito. Ele é um cara super
bacana, e fez um storytelling legal pra caramba.
No vídeo, no topo desse artigo, eu mostro o LinkedIn dele. Nele, Vitolo conta a
história dele de um jeito muito legal. Olha só: ele se chama Fernando Vitolo, e é
especialista em YouTube. Especialista em marcas também.
Ele faz um pouquinho do que eu faço, mas, ele usa o YouTube para isso. Ele diz que
começou sua jornada de empreendedorismo vendendo desenhos dos Cavaleiros do
Zodíaco!, e por aí vai. Já, no final, ele coloca uma chamada para a ação. Ele deixa o
telefone dele, o WhatsApp, o E-mail e o Instagram dele.
Ele conta também um pouquinho de como é a vida dele. Ele fala que tem duas
cachorras, que é músico, e ele fala um pouquinho dos seriados que ele mais gosta:
Friends, Big-Bang, Elementary, Lie to Me, House e The Mentalist. Olha só que legal!
Isso é bacana porque ele pode criar uma empatia com as pessoas que gostam dessas
mesmas séries. E de repente, se alguém quer prospectar o Fernando, já usa isso como
gancho. Não é legal? Na minha biografia, por exemplo, no meu “sobre” do LinkedIn,
eu falo que eu gosto muito de músicas dos anos 80. Já teve até gente que me mandou
mensagem falando que também é fã dos anos 80.
3) Otimize o seu Linkedin para o modo criador
No vídeo no início desse artigo, eu mostro para vocês como fazer isso, porque é
relativamente novo no LinkedIn. Mas é um recurso muito bacana, porque, logo que
você entra no perfil de uma pessoa, você já vê os temas e os assuntos que ela aborda.
Isso facilita muito também ao ritmo do LinkedIn, já que a plataforma encontrará as
pessoas e o que elas falam. No meu perfil, por exemplo, eu falo sobre emprego,
carreira, LinkedIn, rede social e marca pessoal.
Para habilitar essa função, eu ativei o “Modo de Criação”. É muito simples.
Primeiramente, você clica em “Modo de criação” e escolhe as hashtags que você quer
ativar. Eu já tenho o LinkedIn Live e a Newsletter do LinkedIn. É muito bacana! O
LinkedIn está disponibilizando para todas as pessoas, por isso, fiquem espertos.
Coloquem e escolham até 5 hashtags dos temas que vocês estão abordando.
4) Diversifique seu tipo de conteúdo
Às vezes, a gente acha que tem que postar só uma imagem e um texto, mas não é bem
assim. O LinkedIn te dá várias oportunidades de você mostrar quem você é, mostrar
sua autoridade, através não só de textos, mas de vídeos de até 10 minutos, de
preferência vídeos nativos, com legendas.
Você pode fazer LinkedIn Live e pedir autorização para o LinkedIn para se candidatar
a fazer LinkedIn live. Além disso, você pode criar artigos longos. Artigos longos são
mais densos do que os posts, mas eles valem muito a pena. Agora, você não pode mais
fazer stories, o LinkedIn aboliu stories a partir de 30 de setembro. Fora isso, as
enquetes estão bombando.
A ideia aqui é que você diversifique o tipo de conteúdo, não faça sempre a mesma
coisa e que a cada dia faça uma coisinha diferente.
5) Observe o que está sendo falado na rede social
Na lateral direita do LinkedIn, quando você entrar pelo computador, vocês vão ver
LinkedIn notícias. Elas são preparadas especialmente pelos editores do LinkedIn e são
maravilhosos. Se vocês postarem assuntos que estão em alta, as chances de vocês
serem destacados pelos editores do LinkedIn é muito maior.
Se vocês forem fazer vídeos no LinkedIn, utilizem legenda porque as pessoas assistem
no modo mudo.
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consultoria.
Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e
não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter
acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais!
Conteúdo e revisão por Carolina Dostal
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior