Como criar uma estratégia de conteúdo eficaz no LinkedIn?

Você quer se destacar no LinkedIn, mas não sabe como fazer isso? Uma das principais maneiras de gerar engajamento e aumentar a sua audiência nessa rede profissional é utilizando estratégias de conteúdo que sejam realmente eficazes para alcançar mais pessoas e gerar feedbacks.

Mas, claro, tudo precisa ser realizado com muito cuidado e cada detalhe deve ser devidamente observado. Por isso, confira sobre o assunto e aprenda tudo com este artigo. Nele, eu te dou as principais dicas para ter uma rede social ativa e que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura!

Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.

As redes sociais são um dos ambientes mais importantes para que um profissional se destaque no mundo corporativo. Se você não usa o LinkedIn, por exemplo, é sinal de que já está perdendo um pouco dos benefícios que essa plataforma pode oferecer a profissionais de diversas áreas.

Com o Linkedin, você pode e deve investir em conteúdos na sua página. Além de criar artigos e posts com o LinkedIn Pulse, você se torna capaz de compartilhar materiais relevantes feitos pelo seu perfil pessoal e que sejam de interesse comum a outras pessoas da sua área. Mas, para isso, é preciso importante seguir outros passos, igualmente importantes para ter um perfil de sucesso na rede profissional. Vamos lá! 

1) Crie um perfil forte e completo

O primeiro segredo a ser revelado é que a sua foto de perfil diz muito sobre você. É como se ela evidenciasse 50% do seu perfil. Por isso, a dica é: coloque uma foto, com ótima iluminação e escolha um banner legal. Vale lembrar que a sua foto também diz muito sobre a área de trabalho.

Não conhece um aplicativo para fazer edições fotográficas e artes para redes sociais? A que eu indico é a plataforma Canva. Nela, você consegue fazer um banner bem bacana. Basta você digitar no Canvas: “banner para LinkedIn” que já vai aparecer exatamente o formato certo. A partir disso, vocês podem brincar à vontade.

2º) Escreva um bom resumo para o seu perfil 

Faça sempre um resumo legal para o seu perfil. Eu aproveito este artigo para dar um exemplo legal de uma pessoa que eu adoro, que é o Fernando Vitolo. Eu sempre falo dele pra vocês, porque é um profissional que eu admiro muito. Ele é um cara super bacana, e fez um storytelling legal pra caramba. 

No vídeo, localizado no início desse artigo, eu mostro o LinkedIn dele. Em seu perfil, Vitolo conta a sua história de vida de um jeito muito legal. Primeiramente, ele diz que se chama Fernando Vitolo e é especialista em YouTube e marcas também. 

Logo em seguida, Fernando diz que começou sua jornada de empreendedorismo vendendo desenhos dos Cavaleiros do Zodíaco e, no final da descrição, ele coloca uma chamada para a ação, onde também se encontram o telefone dele, o WhatsApp, o E-mail e o Instagram dele. 

Fernando Vitolo conta também um pouquinho de sua vida pessoal. Ele fala que tem duas cachorras, que é músico, e conta um pouquinho dos seriados que ele mais gosta: Friends, Big-Bang, Elementary, Lie to Me, House e The Mentalist. Olha só que legal!

Isso é bacana por várias razões: 

  • Cria empatia com as pessoas que gostam das mesmas séries.
  • De repente, se alguém quer prospectar o Fernando, já usa isso como gancho.
  • Além disso, já mostra um pouco da sua personalidade exatamente no perfil, o que ajuda as pessoas a te conhecerem melhor.

Não é legal? Na minha biografia, por exemplo, no meu “sobre” do LinkedIn, eu falo que eu gosto muito de músicas dos anos 80. Já teve até gente que me mandou mensagem falando que também é fã dos anos 80.

3) Otimize o seu Linkedin para o modo criador 

No vídeo no início desse artigo, eu mostro para vocês como fazer isso, porque é relativamente novo no LinkedIn. Mas é um recurso muito bacana, porque, logo que você entra no perfil de uma pessoa, você já vê os temas e os assuntos que ela aborda.

Isso facilita muito o ritmo do LinkedIn, já que a plataforma encontrará as pessoas com base nessas palavras-chave e exibirá justamente o que elas falam. No meu perfil, por exemplo, eu falo sobre emprego, carreira, LinkedIn, rede social e marca pessoal. 

Para habilitar essa função, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse seu perfil 
  2. Clique em “Modo de criação”
  3. Escolha as hashtags que você quer ativar.

É muito bacana! O LinkedIn está disponibilizando para todas as pessoas, por isso, fiquem espertos. Coloquem e escolham até 5 hashtags dos temas que vocês estão abordando.

4) Diversifique seu conteúdo 

Às vezes, a gente acha que tem que postar só uma imagem e um texto, mas não é bem assim. O LinkedIn te dá várias oportunidades de você mostrar quem você é, mostrar sua autoridade, através não só de textos, mas de vídeos de até 10 minutos, de preferência vídeos nativos, com legendas. 

Você pode fazer LinkedIn Live e pedir autorização para o LinkedIn para se candidatar a fazer LinkedIn live. Além disso, você pode criar artigos longos. Artigos longos são mais densos do que os posts, mas eles valem muito a pena. Agora, você não pode mais fazer stories, o LinkedIn aboliu stories a partir de 30 de setembro. Fora isso, as enquetes estão bombando.

A ideia aqui é que você diversifique o tipo de conteúdo, não faça sempre a mesma coisa e que a cada dia faça uma coisinha diferente.

5) Observe o que está sendo falado na rede social

Na lateral direita do LinkedIn, quando você entrar pelo computador, vocês vão ver LinkedIn notícias. Elas são preparadas especialmente pelos editores do LinkedIn e são maravilhosos. Se vocês postarem assuntos que estão em alta, as chances de vocês serem destacados pelos editores do LinkedIn é muito maior.

Se vocês forem fazer vídeos no LinkedIn, utilizem legenda porque as pessoas assistem no modo mudo.

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Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior