Como procurar emprego no LinkedIn? Quais os filtros utilizar para conquistar o emprego dos seus sonhos na rede social? Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, o artigo de hoje trará algumas informações sobre como otimizar a sua presença no LinkedIn. 

Para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no canal Carolina Dostal para ficar sempre atualizado.

Afinal, como faço para anunciar que estou à procura de um novo emprego no LinkedIn? 

O LinkedIn é a maior plataforma profissional do mundo. Nela, temos acesso a diversos conteúdos sobre economia, administração, comunicação, marketing, direito e inúmeras outras áreas profissionais. Em um mundo cada vez mais competitivo, a rede social torna-se essencial para qualquer pessoa, sendo física ou jurídica. 

De acordo com Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para o Brasil e a América Latina o LinkedIn é uma rede de muita abrangência, tanto para proposições dos usuários quanto de empresas. Ou seja, além  de artigos e conteúdos de qualidade, também temos a oportunidade de contratar e ser contratado no aplicativo. 

Para quem deseja anunciar que está procurando um novo emprego, deve acessar a opção “Tenho interesse em”, que pode ser facilmente encontrada no perfil. Lá você terá que preencher informações sobre o seu interesse profissional. Abaixo listamos algumas delas detalhadamente: 

  • Escolha 5 cargos de seu interesse

Neste espaço, defina bem o cargo que você deseja ocupar. Lembre-se de que você pode escolher até cinco opções no máximo. Por isso, separe um tempo para pesquisar sobre as ramificações dessa ocupação e seja claro ao defini-las. Uma dica muito importante é pesquisar como as empresas estão descrevendo os cargos, para que você combine perfeitamente com o que deseja. 

  • Onde você quer trabalhar? 

Como os outros pontos, esse também é um dos mais importantes. Ele te ajuda a definir o seu local de trabalho, em qual cidade, estado ou país você deseja trabalhar. Lembramos que você pode também se candidatar para uma vaga internacional, caso essa for uma intenção. Nada o impede de concorrer a vagas em outros países. 

  • Qual o tipo de trabalho pretendido? 

Hoje não precisamos necessariamente trabalhar pessoalmente em uma empresa. Com a pandemia, o trabalho presencial tornou-se menos recorrente para muitos profissionais, devido ao distanciamento social. Por outro lado, o home office vem ganhando cada vez mais adesão pelas empresas. Por isso, nessa opção, você pode definir se você deseja um trabalho presencial, integral, ser estagiário ou trainee, por exemplo. 

  • Quando você quer começar a trabalhar?

Neste espaço, é importante decidir se você deseja trabalhar imediatamente ou pode aguardar mais um tempo para ser efetivado. Essa última opção demonstra que você tem mais flexibilidade para iniciar um novo emprego. 

Meu chefe consegue saber se estou procurando um novo emprego? 

Entendemos que muitos profissionais temem que seus superiores saibam que estão procurando um novo emprego. Porém, o LinkedIn protege seus usuários. Para isso, existe uma área no aplicativo, em seu perfil, que você pode escolher se prefere que todos os usuários vejam sua procura por emprego ou se deseja que apenas os recrutadores saibam disso. 

A rede social protege os usuários e permite que apenas os recrutadores consigam ver a sua disponibilidade para o mercado. O aplicativo “LinkedIn Recruiter” permite que recrutadores encontrem profissionais com perfis compatíveis com as vagas que eles estão ofertando. Neste aplicativo, há o uso de vários filtros avançados de procura. 

O que significa ser um profissional magnético? 

O termo Profissional Magnético foi cunhado por Carolina Dostal e se refere aos profissionais que são atraídos por recrutadores, que estão abertos às oportunidades do mercado e que não temem mudar de uma empresa para outra. 

Para mais dicas de como se tornar um profissional magnético, você pode acessar o curso “Destrave o seu LinkedIn”. Nele, Dostal ensina detalhe por detalhe de como ter um perfil profissional perfeito no LinkedIn e que muito bem reconhecido:

  • Como criar um perfil ideal;
  • Como os recrutadores fazem suas buscas;
  • Explicação detalhada sobre os filtros do LinkedIn;
  • Como ser permitido a realizar lives no aplicativo e qual a melhor forma de utilizá-las; 
  • Como criar conteúdo para a rede social?

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Fontes: 

https://www.napratica.org.br/como-funciona-o-linkedin/amp/

https://canaltech.com.br/empresa/linkedin/

https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-e-linkedin/

https://www.istoedinheiro.com.br/a-era-linkedin/

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior