Manual de boas práticas no LinkedIn

Como utilizar o LinkedIn? Quais os melhores hábitos para manter na rede? Como ser lembrado no mundo profissional online? Para te ajudar, escrevemos esta matéria justamente sobre esses assuntos. Confira! 

Ah, só mais um detalhe. Caso queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.

Infelizmente, nem todo mundo utiliza o LinkedIn de modo efetivo e respeitável. Há quem faça muitas postagens sem conexão com o mundo dos trabalhos, com o mundo dos negócios e faça uso da rede como se tivesse utilizando qualquer outro aplicativo, sem se dar conta da qualidade, relevância e robustez do conteúdo. Por isso, trazemos algumas noções básicas que todo usuário do LinkedIn deve ter ao utilizar a rede.

Seja sempre educado

A primeira prática que devemos levar em consideração sempre que estivermos na rede profissional é agir com educação em qualquer circunstância. Nesse sentido, a comunicação é super importante no LinkedIn. Dependendo da palavra que a gente utiliza, do modo como tratamos as pessoas, os demais usuários sempre vão nos ver de uma determinada maneira.

Por isso, a educação é algo essencial. Sabe aquele momento de pedir conexão para alguém e já tentar vender algum produto ou serviço? Isso, de modo nenhum, é errado. Mas é importante ser educado. A educação que você aprendeu na sua casa também vale para o mundo online. Por isso, sempre seja educado na rede.

Respeite as diferentes opiniões 

Todo mundo tem voz em uma rede social e, às vezes, a opinião de outra pessoa não vai condizer com a sua opinião. Mas não tem problema. Se você realmente não gosta da opinião daquela pessoa, você pode simplesmente deixar de seguir ou não comentar. Mas entrar em briga não funciona. Por isso, respeite a opinião das outras pessoas. Muitas vezes, também é legal ouvir opiniões diferentes da sua, para que você saia de sua bolha ideológica.

Seja sempre gentil 

Sabe aquele velho ditado: gentileza gera gentileza? Isso serve também para o Linkedin. Então, esteja disponível para ajudar as outras pessoas na rede, afinal, a rede profissional é feita para isso. 

Seja cauteloso 

A chance de sermos mal interpretados é muito grande. Então, pense três vezes antes de escrever alguma coisa. Veja se a sua escrita está clara e objetiva, porque às vezes a gente pode ter várias interpretações. Normalmente temos até uma falsa sensação de liberdade na rede social. Mas tenha cuidado. Pense três vezes antes de digitar, porque as pessoas vão olhar e, às vezes, elas vão interpretar de uma forma diferente. Ou seja, devemos sempre lembrar que muitas vezes aquilo que você quis dizer não vai ser interpretado da forma correta. 

Cuidado com a sua imagem pessoal 

Tudo o que você posta nas redes sociais é visto. Você pode até deletar mais tarde, mas aquilo não é deletado para sempre, já que as pessoas podem fazer um print da tela. A gente vê muitos escândalos acontecerem nas redes sociais, vários debates e discussões sem educação. 

Mas a gente esquece que a nossa reputação vale muito e muitas vezes aquilo não pode ser apagado da rede social – que é o nosso famoso digital footprints. Na internet, ficam as nossas pegadas digitais. Então, muita cautela com sua imagem nas redes, não só no Linkedin, como em todas as redes.

Toda ação gera reação 

Se você não for uma pessoa empática, não adianta esperar esse resultado também. Então, busque ser simpático com as pessoas, seja prestativo e colaborativo. Rede social tem a ver com relacionamento e colaboração. Não dê apenas  alfinetadas nas pessoas. Ser altamente crítico o tempo inteiro pode ser algo que vai minar a sua carreira profissional. 

Então tome muito cuidado, lembre-se sempre dessa regra básica da vida: ação e reação. Tudo  que você plantar, você vai colher.

Por fim, divirta-se 

Não é por que o LinkedIn é uma rede social profissional que você tem que ficar todo sisudo. Não pense assim. Você não está trabalhando, então você pode ter um bom momento. Você pode ter entretenimento e saber das notícias mais recentes. Por isso, curta este momento na rede social, faça novas amizades e novos relacionamentos. O LinkedIn é um espaço bacana. Aproveite!

Caso  ainda tenha dúvidas sobre como deixar o seu LinkedIn mais atrativo, eu tenho um curso muito legal que se chama Destrave seu LinkedIn. Ele está disponível no Hotmart. O curso te ajuda a encontrar o emprego ideal ou aumentar o número de vendas e serviços ofertados pelo seu negócio. 

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior