Marca empregadora e como o LinkedIn pode te ajudar

Você sabia que as estratégias de Marca Empregadora podem contribuir efetivamente para o sucesso da sua empresa, ao contratar candidatos realmente engajados com o propósito do seu negócio? Para entender mais sobre o assunto, confira tudo neste artigo. 

Neste portal, semanalmente você tem acesso às principais dicas para ter uma rede social ativa e que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura! 

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Muitas pessoas ainda não sabem, mas as empresas que utilizam estratégias de Marca Empregadora em suas operações conseguem duas vezes mais candidatos, em comparação às vagas de corporações que não utilizam as mesmas estratégias. 

Também conhecida como Employer Branding, essa estratégia é uma parte essencial da função de comunicação interna de empresas de sucesso.  De acordo com o LinkedIn, as empresas que utilizam estratégias de marca empregadora têm uma redução de 43% no custo de contratação. 

A seguir, entenda melhor como a Marca Empregadora pode melhorar ainda mais a imagem da sua empresa.

Como promover a minha marca empregadora?

Como muitos já sabem, a rede social é um reflexo da nossa vida diária. Se a intenção é falar bem de uma empresa e fazer com que os colaboradores também reconheçam sua importância, é preciso criar um ambiente harmônico, onde os colaboradores precisam acreditar e confiar, de fato, no trabalho realizado. 

  

A verdade é que se os colaboradores estão infelizes, eles dificilmente conseguirão refletir os aspectos positivos na rede social. É algo que deve ser espontâneo. Nesse sentido, a cultura do RH faz toda a diferença. Os colaboradores que têm os mesmos valores e que acreditam na missão da empresa vão trabalhar em corporações com valores similares, e isso faz a diferença na marca empregadora.

Conheça três estratégias para incentivar a marca empregadora 

1) Convidar os colaboradores a criarem uma conta na rede social 

Quando alguém entra no LinkedIn e faz uma pesquisa com a alguma empresa, a primeira informação que vai ser exibida não são os dados da empresa em si, mas seus colaboradores. 

Por isso, sempre busque dar uma olhada nas primeiras pessoas que vão aparecer. A sugestão é fazer um convite para as pessoas estarem na rede social.

2) Trabalhar a marca pessoal dos colaboradores

Muitas vezes, os colaboradores abandonaram ou não deram atenção suficiente à rede social por não saberem utilizá-la corretamente. 

Neste sentido, é preciso lembrar que os colaboradores são os maiores defensores da nossa marca.

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que as mensagens de marca compartilhadas pelos funcionários têm 561% mais alcance e 8 vezes mais engajamento em comparação às mensagens da própria empresa. 

 

Além disso, 80% das decisões dos candidatos a empregos vêm de uma empresa que são influenciadas por recomendações das pessoas que trabalham na empresa.  Isto é, a grande questão é que isso decorre da publicação dos próprios pares do mercado e também por indicações. Tornar os funcionários visíveis e ampliar sua marca empregadora é a melhor maneira de colocar a sua empresa no radar dos candidatos mais qualificados.

 

3) Faça posts da sua empresa e convide os seus colaboradores para compartilharem

 

Se a voz dos colaboradores é mais forte do que a voz da empresa, é necessário ter colaboradores mais humanizados. As pessoas constantemente lembram muito mais do que as outras pessoas falam, do que aquilo que as empresas pensam e postam. Elas acreditam mais no que as pessoas falam do que nas próprias empresas. Consequentemente, isso é uma atitude benéfica tanto à empresa, quanto para o colaborador, que é o grande advogado da sua marca.

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Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior