Você sabia que as estratégias de Marca Empregadora podem contribuir efetivamente
para o sucesso da sua empresa, ao contratar candidatos realmente engajados com o
propósito do seu negócio? Para entender mais sobre o assunto, confira tudo neste
artigo.
Neste portal, semanalmente você tem acesso às principais dicas para ter uma rede
social ativa e que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do
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Marca empregadora e como o LinkedIn pode te ajudar – YouTube
Muitas pessoas ainda não sabem, mas as empresas que utilizam estratégias de
marketing empregadoras em suas operações conseguem duas vezes mais candidatos,
em comparação às vagas de corporações que não utilizam as mesmas estratégias.
Também conhecida como Employee Marketing ou Marketing de Funcionários, ao
traduzir a expressão para o português, essa estratégia é uma parte essencial da função
de comunicação interna de empresas de sucesso. De acordo com o LinkedIn, as
empresas que utilizam estratégias de marketing empregadoras têm uma redução de
43% no custo de contratação.
A seguir, entenda melhor como o Marketing Empregadora pode melhorar a imagem
da sua empresa.
Como promover a minha marca empregadora?
Como muitos já sabem, a rede social é um reflexo da nossa vida diária. Se a intenção é
falar bem de uma empresa e fazer com que os colaboradores também reconheçam sua
importância, é preciso criar um ambiente harmônico, onde os colaboradores precisam
acreditar e confiar, de fato, no trabalho realizado.
A verdade é que se os colaboradores estão infelizes, eles dificilmente conseguirão
refletir os aspectos positivos na rede social. É algo que deve ser espontâneo. Nesse
sentido, a cultura do RH faz toda a diferença. Os colaboradores que têm os mesmos
valores e que acreditam na missão da empresa vão trabalhar em corporações com
valores similares, e isso faz a diferença na marca empregadora.
Conheça três estratégias para incentivar a marca empregadora
1) Convidar os colaboradores a criarem uma conta na rede social
Quando alguém entra no LinkedIn e faz uma pesquisa com a alguma empresa, a
primeira informação que vai ser exibida não são os dados da empresa em si, mas seus
colaboradores.
Por isso, sempre busque dar uma olhada nas primeiras pessoas que vão aparecer. A
sugestão é fazer um convite para as pessoas estarem na rede social.
2) Trabalhar a marca pessoal dos colaboradores
Muitas vezes, os colaboradores abandonaram ou não deram atenção suficiente à rede
social por não saberem utilizá-la corretamente.
Neste sentido, é preciso lembrar que os colaboradores são os maiores defensores da
nossa marca. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que as mensagens de
marca compartilhadas pelos funcionários têm 561% mais alcance e 8 vezes mais
engajamento em comparação às mensagens da própria empresa.
Além disso, 80% das decisões dos candidatos a empregos vêm de uma empresa que
são influenciadas por recomendações das pessoas que trabalham na empresa. Isto é, a
grande questão é que isso decorre da publicação dos próprios pares do mercado e
também por indicações. Tornar os funcionários visíveis e ampliar sua marca
empregadora é a melhor maneira de colocar a sua empresa no radar dos candidatos
mais qualificados.
3) Faça posts da sua empresa e convide os seus colaboradores para
compartilharem
Se a voz dos colaboradores é mais forte do que a voz da empresa, é necessário ter
colaboradores mais humanizados. As pessoas constantemente lembram muito mais do
que as outras pessoas falam, do que aquilo que as empresas pensam e postam. Elas
acreditam mais no que as pessoas falam do que nas próprias empresas.
Consequentemente, isso é uma atitude benéfica tanto à empresa, quanto para o
colaborador, que é o grande advogado da sua marca.
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Conteúdo e revisão por Carolina Dostal
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior