Mentores e suas histórias inspiradoras

Você já leu o livro “Mentores e Suas Histórias Inspiradoras”? Um dos livros mais indicados para quem tem vontade de empreender e atingir um cargo de liderança. Com certeza, quem ler esse livro entenderá a história de sucesso de muitas pessoas que antes de vencer tiveram que errar, se transformar e ressignificar os eventos de suas vidas.

Confira o artigo de hoje para entender mais.Neste portal, semanalmente você tem acesso às principais dicas para ter uma rede social ativa e que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura!

Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.

Com cinquenta dicas, exercícios e conselhos, o livro Mentores e Suas Histórias Inspiradoras é ideal para quem quer desenvolver ainda mais suas habilidades para ser quem você quiser. O livro foi idealizado pela Edna Vasselo Goldoni – do Instituto IVG, pela Glaucimar Peticov – do Bradesco, e pela Andréia Roma – da Editora Líder.

Como começou a história desse livro?

Em meio à pandemia, Edna Vasselo Goldoni resolveu criar um grupo de mentoria colaborativa, chamado Mentoria Colaborativa para Mulheres. Nesse meio tempo, ela convidou alguns mentores e Carolina Dostal foi uma das colaboradoras a receber o convite.

A ideia principal por trás disso era ajudar mulheres a crescerem profissionalmente e obterem uma mentora ou um mentor. O resultado dessa aposta foi o sucesso da primeira edição desse programa idealizado por Edna Goldoni.

Como funciona o programa hoje?

O programa já se encontra na 9ª Edição e já ajudou mais de 4.000 mulheres. A partir do interesse do público pela formação, as autoras Edna e Glaucimar resolveram fazer um livro sobre as histórias dos mentores entrevistados. O lado bom da história é que não se tratava apenas de um livro. O material também conta a história de cada mentor, com um objetivo em cada capítulo e um exercício prático ao final.

O livro também serve como mentoria?

Aquelas pessoas que não puderam fazer parte da mentoria, podem adquirir o livro para ter acesso a todo o conteúdo desses mentores. Ao final, o leitor também poderá fazer um exercício prático, para ajudar ainda mais nas habilidades que todo mentor precisa ter.

Em seu capítulo, Dostal fala sobre a importância da marca pessoal e das redes sociais.
Às vezes, as pessoas só são tímidas e têm medo de mostrar o seu potencial. Por isso, em seu capítulo, ela explica como o personal branding permite às pessoas descobrir o seu maior potencial.

Logo, é importante pensar o que cada profissional possui para contribuir para o mundo. Esse é bem o conceito de personal branding. Além disso, Dostal também fala sobre a estratégia de marketing pessoal.

Marketing pessoal é estratégia. Refere-se ao modo como você vai contar ao mundo o seu personal branding, aquilo em que você é bom. Uma das maneiras de fazer marketing pessoal é utilizando as redes sociais e uma delas é o LinkedIn.

Por que o LinkedIn é tão importante para personal branding?

De nada adianta ser bom se as pessoas não conhecem nosso trabalho e não sabem o motivo por que fazemos aquilo. que a gente é bom. Na internet, os algoritmos das redes sociais conseguem ler cada pessoa, seus gostos, o que elas fazem e o que deixam de fazer. Os algoritmos conseguem ler aquilo que a gente posta. Então, somos altamente responsáveis pelo que postamos sobre nós mesmos nas redes sociais.

Como promover a minha marca empregadora?

Como muitos já sabem, a rede social é um reflexo da nossa vida diária. Se a intenção é falar bem de uma empresa e fazer com que os colaboradores também reconheçam sua importância, é preciso criar um ambiente harmônico, onde os colaboradores precisam acreditar e confiar, de fato, no trabalho realizado.

A verdade é que se os colaboradores estão infelizes, eles dificilmente conseguirão refletir os aspectos positivos na rede social. É algo que deve ser espontâneo. Nesse sentido, a cultura do RH faz toda a diferença. Os colaboradores que têm os mesmos valores e que acreditam na missão da empresa vão trabalhar em corporações com valores similares, e isso faz a diferença na marca empregadora.

Conheça três estratégias para incentivar a marca empregadora 

1) Convidar os colaboradores a criarem uma conta na rede social 

Quando alguém entra no LinkedIn e faz uma pesquisa com a alguma empresa, a primeira informação que vai ser exibida não são os dados da empresa em si, mas seus colaboradores.

Por isso, sempre busque dar uma olhada nas primeiras pessoas que vão aparecer. A sugestão é fazer um convite para as pessoas estarem na rede social.

2) Trabalhar a marca pessoal dos colaboradores

Muitas vezes, os colaboradores abandonaram ou não deram atenção suficiente à rede social por não saberem utilizá-la corretamente.

Neste sentido, é preciso lembrar que os colaboradores são os maiores defensores da nossa marca. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que as mensagens de marca compartilhadas pelos funcionários têm 561% mais alcance e 8 vezes mais engajamento em comparação às mensagens da própria empresa.

Além disso, 80% das decisões dos candidatos a empregos vêm de uma empresa que são influenciadas por recomendações das pessoas que trabalham na empresa.  Isto é, a grande questão é que isso decorre da publicação dos próprios pares do mercado e também por indicações. Tornar os funcionários visíveis e ampliar sua marca empregadora é a melhor maneira de colocar a sua empresa no radar dos candidatos mais qualificados.

3) Faça posts da sua empresa e convide os seus colaboradores para compartilharem

Se a voz dos colaboradores é mais forte do que a voz da empresa, é necessário ter colaboradores mais humanizados. As pessoas constantemente lembram muito mais do que as outras pessoas falam, do que aquilo que as empresas pensam e postam. Elas acreditam mais no que as pessoas falam do que nas próprias empresas. Consequentemente, isso é uma atitude benéfica tanto à empresa, quanto para o colaborador, que é o grande advogado da sua marca.

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior