Você já leu o livro “Mentores e Suas Histórias Inspiradoras”? Um dos livros mais
indicados para quem tem vontade de empreender e atingir um cargo de liderança. Com
certeza, quem ler esse livro entenderá a história de sucesso de muitas pessoas que
antes de vencer tiveram que errar, se transformar e ressignificar os eventos de suas
vidas.
Confira o artigo de hoje para entender mais.Neste portal, semanalmente você tem
acesso às principais dicas para ter uma rede social ativa e que te traga grandes
oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura!
Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos,
assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal,
Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.
Mentores e suas histórias inspiradoras
Com cinquenta dicas, exercícios e conselhos, o livro Mentores e Suas Histórias
Inspiradoras é ideal para quem quer desenvolver ainda mais suas habilidades para ser
quem você quiser. O livro foi idealizado pela Edna Vasselo Goldoni – do Instituto
IVG, pela Glaucimar Peticov – do Bradesco, e pela Andréia Roma – da Editora Líder.
Como começou a história desse livro?
Em meio à pandemia, Edna Vasselo Goldoni resolveu criar um grupo de mentoria
colaborativa, chamado Mentoria Colaborativa para Mulheres. Nesse meio tempo, ela
convidou alguns mentores e Carolina Dostal foi uma das colaboradoras a receber o
convite.
A ideia principal por trás disso era ajudar mulheres a crescerem profissionalmente e
obterem uma mentora ou um mentor. O resultado dessa aposta foi o sucesso da
primeira edição desse programa idealizado por Edna Goldoni.
Como funciona o programa hoje?
O programa já se encontra na 9a Edição e já ajudou mais de 4.000 mulheres. A partir
do interesse do público pela formação, as autoras Edna e Glaucimar resolveram fazer
um livro sobre as histórias dos mentores entrevistados. O lado bom da história é que
não se tratava apenas de um livro. O material também conta a história de cada mentor,
com um objetivo em cada capítulo e um exercício prático ao final.
O livro também serve como mentoria?
Aquelas pessoas que não puderam fazer parte da mentoria, podem adquirir o livro para
ter acesso a todo o conteúdo desses mentores. Ao final, o leitor também poderá fazer
um exercício prático, para ajudar ainda mais nas habilidades que todo mentor precisa
ter.
Em seu capítulo, Dostal fala sobre a importância da marca pessoal e das redes sociais.
Às vezes, as pessoas só são tímidas e têm medo de mostrar o seu potencial. Por isso,
em seu capítulo, ela explica como o personal branding permite às pessoas descobrir o
seu maior potencial.
Logo, é importante pensar o que cada profissional possui para contribuir para o
mundo. Esse é bem o conceito de personal branding. Além disso, Dostal também fala
sobre a estratégia de marketing pessoal.
Marketing pessoal é estratégia. Refere-se ao modo como você vai contar ao mundo o
seu personal branding, aquilo em que você é bom. Uma das maneiras de fazer
marketing pessoal é utilizando as redes sociais e uma delas é o LinkedIn.
Por que o LinkedIn é tão importante para personal branding?
De nada adianta ser bom se as pessoas não conhecem nosso trabalho e não sabem o
motivo por que fazemos aquilo. que a gente é bom. Na internet, os algoritmos das
redes sociais conseguem ler cada pessoa, seus gostos, o que elas fazem e o que deixam
de fazer. Os algoritmos conseguem ler aquilo que a gente posta. Então, somos
altamente responsáveis pelo que postamos sobre nós mesmos nas redes sociais.
Como promover a minha marca empregadora?
Como muitos já sabem, a rede social é um reflexo da nossa vida diária. Se a intenção é
falar bem de uma empresa e fazer com que os colaboradores também reconheçam sua
importância, é preciso criar um ambiente harmônico, onde os colaboradores precisam
acreditar e confiar, de fato, no trabalho realizado.
A verdade é que se os colaboradores estão infelizes, eles dificilmente conseguirão
refletir os aspectos positivos na rede social. É algo que deve ser espontâneo. Nesse
sentido, a cultura do RH faz toda a diferença. Os colaboradores que têm os mesmos
valores e que acreditam na missão da empresa vão trabalhar em corporações com
valores similares, e isso faz a diferença na marca empregadora.
Conheça três estratégias para incentivar a marca empregadora
1) Convidar os colaboradores a criarem uma conta na rede social
Quando alguém entra no LinkedIn e faz uma pesquisa com a alguma empresa, a
primeira informação que vai ser exibida não são os dados da empresa em si, mas seus
colaboradores.
Por isso, sempre busque dar uma olhada nas primeiras pessoas que vão aparecer. A
sugestão é fazer um convite para as pessoas estarem na rede social.
2) Trabalhar a marca pessoal dos colaboradores
Muitas vezes, os colaboradores abandonaram ou não deram atenção suficiente à rede
social por não saberem utilizá-la corretamente.
Neste sentido, é preciso lembrar que os colaboradores são os maiores defensores da
nossa marca. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que as mensagens de
marca compartilhadas pelos funcionários têm 561% mais alcance e 8 vezes mais
engajamento em comparação às mensagens da própria empresa.
Além disso, 80% das decisões dos candidatos a empregos vêm de uma empresa que
são influenciadas por recomendações das pessoas que trabalham na empresa. Isto é, a
grande questão é que isso decorre da publicação dos próprios pares do mercado e
também por indicações. Tornar os funcionários visíveis e ampliar sua marca
empregadora é a melhor maneira de colocar a sua empresa no radar dos candidatos
mais qualificados.
3) Faça posts da sua empresa e convide os seus colaboradores para
compartilharem
Se a voz dos colaboradores é mais forte do que a voz da empresa, é necessário ter
colaboradores mais humanizados. As pessoas constantemente lembram muito mais do
que as outras pessoas falam, do que aquilo que as empresas pensam e postam. Elas
acreditam mais no que as pessoas falam do que nas próprias empresas.
Consequentemente, isso é uma atitude benéfica tanto à empresa, quanto para o
colaborador, que é o grande advogado da sua marca.