O LinkedIn é bom para arrumar emprego?

O LinkedIn serve só para arrumar emprego? Qual a melhor maneira de encontrar um emprego bacana e que esteja conectado com o meu perfil? Neste artigo, te dou as principais dicas para você procurar por um emprego incrível no LinkedIn. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura! 

Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.

Se o LinkedIn é bom ou não para arrumar emprego, você vai descobrir durante a leitura completa desse artigo, que está incrível.

Já adiantamos que o LinkedIn é uma ferramenta imprescindível para encontrar o seu emprego ideal. Para isso, é necessário ter uma conta na plataforma.

Vale ressaltar, também, que o LinkedIn não serve apenas para arrumar emprego. O LinkedIn tem que acompanhar nossa vida profissional, porque é nele que vamos deixando todas as nossas pegadas profissionais, desde quando começamos nossa vida de trabalho. Por exemplo, quando eu, Carolina Dostal, comecei a minha vida profissional, o LinkedIn ainda não existia. Então, eu tive que começar a imputar os meus dados profissionais depois. Isso é completamente normal para quem nunca utilizou uma das maiores redes profissionais na internet do mundo. 

Qual a diferença entre currículo e LinkedIn?

Primeiramente, vamos estabelecer uma diferença básica entre um currículo e o LinkedIn. O currículo tradicional que já conhecemos, seja impresso ou digital, é algo completamente estático. De fato, ele não muda muito.

Sua experiência, seus dados são sempre os mesmos e você não consegue incluir todos os detalhes das suas antigas e atuais funções, dos cursos complementares que você já realizou, dentre tantas outras informações que são importantes para que uma empresa te conheça e decida em te contratar. Além disso, no currículo, você não consegue mostrar o seu comportamento e as suas habilidades comportamentais (soft skills).

Já o LinkedIn, além de ser um espaço dinâmico, ele fornece detalhes de sua personalidade e de seus interesses às suas conexões e aos recrutadores. Basta perceber que, ao acessar o perfil de um candidato, você consegue ver como ele se comporta, como ele se relaciona com as pessoas e se ele é uma pessoa que está o tempo todo procurando se movimentar.

No LinkedIn, você também consegue perceber se o usuário é pró-ativo e, se além de fazer cursos, ele interage com as pessoas, com seus professores, chefes, colaboradores, etc. Isso muda tudo. Por si só, já garante seu diferencial no mercado.

Se o recrutador vai contratar uma pessoa, ele consegue entrar e ver todos esses detalhes. São indícios de quem você é realmente profissional.

Como o LinkedIn consegue buscar as vagas corretas para cada perfil?

No LinkedIn, você consegue buscar as vagas com muito mais agilidade e colocar os alertas de vagas que se encaixem no seu perfil. Quando uma vaga tem muito a ver com aquilo que você está procurando, aparece no LinkedIn. Logo, você tem a chance de se aplicar para aquela vaga.

Estudar sobre a empresa em que você vai trabalhar, e entender se você tem uma conexão cultural com aquela empresa ou não, já é outro passo importante. O LinkedIn, dentre várias outras ações, te proporciona conhecimento profissional na sua área. Você aprende com outras pessoas. Não é só uma questão de buscar emprego.

Por que devo preencher corretamente as informações do meu perfil?

Grande parte dos recrutadores buscariam um profissional que está no LinkedIn. Se ele não estiver no LinkedIn, muitos já pensariam em não contratar. Além disso, é preciso que o recrutador já saiba prontamente quem você é, o que você faz, quais são seus interesses, dentre várias outras informações importantes.

Por isso, a dica é: fiquem ligados, e completem o seu perfil no LinkedIn com perfeição. Quando possível, pelo menos tentem completar 100% do perfil e fiquem atentos para melhorar cada dia mais.

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior