O que colocar no resumo do LinkedIn?

Descubra as principais dicas para montar um resumo incrível no LinkedIn. Neste artigo, explicamos o que não deve faltar na sua apresentação profissional do aplicativo. Boa leitura! 

Caso também  queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.

Muitos profissionais ainda têm dúvida sobre como escrever um bom resumo para o LinkedIn e é bastante comum que durante toda a nossa experiência profissional, ajudando profissionais e empresas a se destacarem nessa rede, o principal problema seja o resumo – aquele espaço “sobre” disponível no aplicativo. 

Para que serve o “sobre” do LinkedIn? 

O “sobre” é o lugar onde você conta o resumo daquilo que você fez na sua vida profissional, contando um pouquinho das suas conquistas, em um tom de conversa, sempre em primeira pessoa. 

Então, primeira dica: escreva sempre em primeira pessoa, em tom amigável e familiar que atraia o leitor. Você não tem que fazer um texto de uma forma chata porque seu objetivo é se destacar.

O próprio LinkedIn fez uma pesquisa onde as principais palavras-chave que as pessoas usavam no resumo eram as seguintes: especializado; focado; com experiência em; responsável por; inovador. 

Mas a verdade é que vocês podem até usar essas palavras, mas se querem se destacar da multidão, será necessário utilizar uma forma diferente de escrever e de convencer as pessoas Lembre-se de que você realmente é um profissional diferente.

Defina o seu público-alvo

A segunda dica é sobre pensar em um público-alvo. Que público você quer atingir? E isso depende muito do seu objetivo profissional. Se você tiver em busca de uma recolocação, muito provavelmente você vai contar um pouquinho dos seus objetivos, daquilo que você já fez e aquilo que você quer também. 

Fale sobre as suas habilidades 

Além disso, não peça emprego! Não é esse o objetivo do seu resumo. Ao contrário disso, você vai aproveitar para falar quais são as áreas de atuação, quais são suas habilidades, habilidades comportamentais, e as suas habilidades técnicas, que são as Soft Skills e as Hard Skills tá. 

As Hards são aquelas habilidades técnicas, aquelas que vocês conseguem na faculdade, aquelas que vocês conseguem através de cursos. 

Já as comportamentais são aquelas mais ligadas à pensamento crítico, inovação, criatividade, comunicação e relacionamento interpessoal. Nesse sentido, existem vários cursos que vão ajudar vocês adquirem essas habilidades. Aconselho que vocês, inclusive, procurem LinkedIn Learn para adquirir mais dessas habilidades.

Conte suas paixões a partir dessas 3 dicas especiais 

Conte um pouco sobre as suas paixões, e há três dicas principais. Essas são as três perguntas básicas que a gente tem que responder. Por isso, montar um bom perfil no LinkedIn dá trabalho. Então, antes de começar a escrever pegue um papel, uma caneta e se pergunte: o que eu já fiz na minha vida? 

É um processo de autoconhecimento, também. Realmente dá um pouco de trabalho. Por isso, você precisa recapitular toda sua vida profissional e depois contar, em poucas palavras no seu resumo.

Claro, você não precisa contar tudo, mas é como se fosse um teaser, uma provocação para as pessoas quererem saber mais sobre você. Ao final deste resumo, colocar uma chamada para ação, um CTA, um Call To Action, como a gente chama. 

Como essas pessoas vão conseguir entrar em contato com vocês se elas quiserem saber mais sobre sua vida profissional? 

No final, deixe essa mensagem:

“Quer saber mais sobre mim, sobre minha vida profissional, sobre o que eu faço? Entre em contato!”

Depois, basta escrever seu e-mail e deixar o seu número de telefone. Fica a critério! 

Por último, além de você mostrar o seu entusiasmo, é ideal colocar o seu propósito, porque que seu trabalho é importante.  Caso ainda tenha mais dúvidas sobre como deixar o seu LinkedIn mais atrativo, confira o meu curso que se chama Destrave seu LinkedIn. Ele está disponível no Hotmart. O curso te ajuda a encontrar o emprego ideal ou aumentar o número de vendas e serviços ofertados pelo seu negócio. 

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior