Por que os recrutadores não me encontram no LinkedIn?

Você quer ser notado pelos recrutadores do Linkedin, mas não sabe por que os recrutadores não te encontram no LinkedIn? Confira o artigo de hoje para entender mais.

Neste portal, semanalmente você tem acesso às principais dicas para ter uma rede social ativa e que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura!

Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.

O LinkedIn é uma ferramenta que possui uma inteligência artificial própria e robusta. Ele funciona com mecanismos de busca, onde os recrutadores possuem uma ferramenta chamada “recruiter”, vendida para empresas e outras pessoas que compram a ferramenta.

No recruiter, existem vários campos específicos onde o recrutador coloca tudo o que precisa para uma vaga específica. Se o seu perfil estiver incompleto, dificilmente o recrutador vai te encontrar. Por isso, entenda a seguir o que está faltando no seu perfil, para ser descoberto por um recrutador.

Como os recrutadores usam o LinkedIn?

Os profissionais de RH ou de Gestão de Pessoas, como também são conhecidos, estão a todo o tempo no LinkedIn, procurando por novos talentos. É nessa rede social que eles buscam pelos melhores currículos e pelos profissionais que estejam alinhados com a oportunidade de trabalho ofertada pela empresa.

A principal forma utilizada pelos recrutadores para encontrar novos colaboradores é reconhecendo quem está procurando por um novo cargo. Por isso existe um campo dentro do LinkedIn que se chama “buscando por emprego”. Nele, há três opções: deixar o seu perfil como ABERTO, OPEN TO WORK, ou FECHADO.

Isso não significa que os recrutadores não possam ver o seu perfil. A grande diferença é que quando você deixa o seu perfil no modo OPEN TO WORK, todas as pessoas no LinkedIn vão conseguir ver que você está aberto a novas oportunidades, e é justamente isso que vai chamar a atenção dos recrutadores.

Quando você apenas deixa aberto para recrutadores, apenas eles vão saber que você está aberto a oportunidades de emprego, e isso não inclui os recrutadores da sua atual empresa. O LinkedIn tem um mecanismo que protege você dos recrutadores da sua própria empresa, ou seja, pra não ficar chato e não criar um ambiente desagradável para você.

Como ser encontrado pelos recrutadores?

Ser encontrado por recrutadores no LinkedIn ainda é uma tarefa que exige bastante empenho por parte dos profissionais. Para te ajudar nisso, trazemos quatro dicas relevantes de como vocês vão ser notados por recrutadores no LinkedIn. Veja só!

  • Deixar o seu perfil completo:

Esse é o primeiro passo para ser realmente encontrado no LinkedIn, não só pelos recrutadores das vagas de emprego, mas também por outros usuários da rede que possam ter interesse em te conhecer.

  1. Faça com que o LinkedIn te recomende a outras pessoas:

    Com todas as informações preenchidas, facilitamos o trabalho dos algoritmos em cruzar informações, nos indicar para outras pessoas e, de certo modo, nos sugerir as melhores oportunidades que estão sendo divulgadas na nossa área.

  2. Tenha consistência em suas postagens:

    Quanto mais souberem sobre você, melhor será para que as pessoas te encontrem nas redes sociais. Por isso é importante investir em posts criativos, que tratem do seu dia a dia e da sua área de trabalho. Isso faz muita diferença!

O que postar no Linkedin??

Poste conteúdos relevantes à sua área, trabalhos que você realizou ou participou, sua competência, curta postagens de pessoas de sua área de atuação, faça comentários, procure ser visto. O importante é se relacionar de modo amigável e interessante com seu público-alvo.

Sobre público-alvo, entendemos aquelas pessoas que você quer atingir com os seus conteúdos e fazer com que ela se interesse por você. Se você atuar na área de vendas, por exemplo, procure por vendedores e empresários do setor comercial.

Já se você trabalha na construção civil, procure por construtores, arquitetos e engenheiros. Sempre busque aumentar as chances de ser encontrado. Mas faça isso como uma rotina diária. Uma única postagem, curtida ou comentário não resolve seu problema.

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior