Por que os recrutadores não me encontram no LinkedIn?
Você quer ser notado pelos recrutadores do Linkedin, mas não sabe por que os recrutadores não te encontram no LinkedIn? Confira o artigo de hoje para entender mais.
Neste portal, semanalmente você tem acesso às principais dicas para ter uma rede social ativa e que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e tenha uma boa leitura!
Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros conteúdos, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.
O LinkedIn é uma ferramenta que possui uma inteligência artificial própria e robusta. Ele funciona com mecanismos de busca, onde os recrutadores possuem uma ferramenta chamada “recruiter”, vendida para empresas e outras pessoas que compram a ferramenta.
No recruiter, existem vários campos específicos onde o recrutador coloca tudo o que precisa para uma vaga específica. Se o seu perfil estiver incompleto, dificilmente o recrutador vai te encontrar. Por isso, entenda a seguir o que está faltando no seu perfil, para ser descoberto por um recrutador.
Como os recrutadores usam o LinkedIn?
Os profissionais de RH ou de Gestão de Pessoas, como também são conhecidos, estão a todo o tempo no LinkedIn, procurando por novos talentos. É nessa rede social que eles buscam pelos melhores currículos e pelos profissionais que estejam alinhados com a oportunidade de trabalho ofertada pela empresa.
A principal forma utilizada pelos recrutadores para encontrar novos colaboradores é reconhecendo quem está procurando por um novo cargo. Por isso existe um campo dentro do LinkedIn que se chama “buscando por emprego”. Nele, há três opções: deixar o seu perfil como ABERTO, OPEN TO WORK, ou FECHADO.
Isso não significa que os recrutadores não possam ver o seu perfil. A grande diferença é que quando você deixa o seu perfil no modo OPEN TO WORK, todas as pessoas no LinkedIn vão conseguir ver que você está aberto a novas oportunidades, e é justamente isso que vai chamar a atenção dos recrutadores.
Quando você apenas deixa aberto para recrutadores, apenas eles vão saber que você está aberto a oportunidades de emprego, e isso não inclui os recrutadores da sua atual empresa. O LinkedIn tem um mecanismo que protege você dos recrutadores da sua própria empresa, ou seja, pra não ficar chato e não criar um ambiente desagradável para você.
Como ser encontrado pelos recrutadores?
Ser encontrado por recrutadores no LinkedIn ainda é uma tarefa que exige bastante empenho por parte dos profissionais. Para te ajudar nisso, trazemos quatro dicas relevantes de como vocês vão ser notados por recrutadores no LinkedIn. Veja só!
- Deixar o seu perfil completo:
Esse é o primeiro passo para ser realmente encontrado no LinkedIn, não só pelos recrutadores das vagas de emprego, mas também por outros usuários da rede que possam ter interesse em te conhecer.
- Faça com que o LinkedIn te recomende a outras pessoas:
Com todas as informações preenchidas, facilitamos o trabalho dos algoritmos em cruzar informações, nos indicar para outras pessoas e, de certo modo, nos sugerir as melhores oportunidades que estão sendo divulgadas na nossa área.
- Tenha consistência em suas postagens:
Quanto mais souberem sobre você, melhor será para que as pessoas te encontrem nas redes sociais. Por isso é importante investir em posts criativos, que tratem do seu dia a dia e da sua área de trabalho. Isso faz muita diferença!
O que postar no Linkedin??
Poste conteúdos relevantes à sua área, trabalhos que você realizou ou participou, sua competência, curta postagens de pessoas de sua área de atuação, faça comentários, procure ser visto. O importante é se relacionar de modo amigável e interessante com seu público-alvo.
Sobre público-alvo, entendemos aquelas pessoas que você quer atingir com os seus conteúdos e fazer com que ela se interesse por você. Se você atuar na área de vendas, por exemplo, procure por vendedores e empresários do setor comercial.
Já se você trabalha na construção civil, procure por construtores, arquitetos e engenheiros. Sempre busque aumentar as chances de ser encontrado. Mas faça isso como uma rotina diária. Uma única postagem, curtida ou comentário não resolve seu problema.
Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.
Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.
Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais!
Conteúdo e revisão por Carolina Dostal
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior