Você sabe quais são as principais diferenças entre as redes sociais da atualidade? Para que serve o LinkedIn, por exemplo? E por que devo conhecer as funcionalidades do TikTok? 

Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, o artigo de hoje trará algumas informações relevantes sobre o Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn e Tik Tok. Confira! 

Para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no canal Carolina Dostal para ficar sempre atualizado.

As redes sociais estão cada vez mais em evidência. Se antes a gente as utilizava apenas para entretenimento ou para conversar com um amigo que estivesse distante, hoje elas têm milhares de utilidades. Uma delas é fortalecer o marketing da sua marca. 

Por isso, vamos conhecer quais as principais características das redes sociais e como elas podem nos ajudar a promover a nossa imagem, os nossos produtos, serviços e outros interesses. 

Facebook: uma das redes sociais com mais dados na internet

Pois é. Há quem diga que o Facebook é uma rede do passado. Porém, isso não é tão verdade assim. O Facebook ainda é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, apesar de sua popularidade está mais concentrada nas faixas etárias mais adultas e idosas atualmente. 

Na plataforma, podemos criar diversos conteúdos digitais para os usuários, como fazer posts de textos, imagens, gifs, vídeos e muitos outros formatos. No entanto, vale ressaltar que o alcance orgânico do Facebook ainda é baixo. 

Por isso, para conseguir alcançar uma maior audiência, é necessário pagar por anúncios dentro da própria rede social. Mas fora isso, podemos citar outra grande vantagem da ferramenta: o alto engajamento dos usuários em grupos. A potência dos grupos no Facebook é muito alta e pode ajudar bastante para insights empresariais.

Instagram: a rede social focada na imagem 

O Instagram é a rede social da imagem. Ela é muito utilizada para publicarmos o nosso “making of” diário. Ou seja, serve para você mostrar a sua vida, o seu trabalho e muito do que você costuma fazer no dia a dia às pessoas que te seguem. 

Quem não gosta de saber sobre a vida dos outros, não é verdade? Essa é a grande sacada do Instagram. Por isso, há um grande número de posts com fotos, vídeos, tanto nos stories, quanto no feed (o espaço onde as postagens dos usuários são vistas). 

Além disso, o Instagram também oferece enquetes, lives (que viralizaram neste momento de pandemia), marcação de conteúdos com hashtags, reels e IGTV. 

Youtube: a TV contemporânea, porém com milhares de conteúdos 

Bem, em quesito de entretenimento, o YouTube ganha de qualquer rede social. Ele é considerado o segundo maior buscador do mundo. Imagine só! 

Claro, o Google está na primeira posição. Mas por também ser uma ferramenta do próprio Google, o YouTube sai com uma vantagem enorme frente às outras redes sociais. 

Vale a pena conferir o conteúdo do Fernando Vitolo no YouTube. Vitolo é uma das pessoas que mais entende do assunto e uma boa dica de profissional que está sempre ligado nas novidades e pode compartilhar muito conhecimento sobre essa plataforma de vídeos com a gente. 

Twitter: a rede social mais viva que existe

No twitter, a exclusividade é o compartilhamento instantâneo de informações. Ou seja, é a rede social mais viva que temos. Sobre tudo o que acontece no mundo, você tem conhecimento em questões de segundos.

No twitter, as pessoas compartilham o que está acontecendo naquele momento e, se o conteúdo for realmente de interesse de um número considerável de usuários, ele vai virar o assunto do momento – o que chamamos de Trend Topics. Isso acontece quando o conteúdo viraliza. 

TikTok: vídeos interativos é a regra

Podemos dizer que é a rede mais nova e que mais tem crescido na internet. O TikTok tem características semelhantes ao Instagram e ao YouTube, porém ela consiste apenas no compartilhamento de vídeos. 

Os vídeos do TikTok são virais. Há quem dance, quem faça desafios e quem promova o seu trabalho no TikTok. Isso mesmo, as empresas estão cada vez mais de olho nos usuários que sabem utilizar o aplicativo. 

Whatsapp: praticidade para mandar e receber mensagens 

Quem nunca usou o whatsapp na vida? Parece que é algo quase obrigatório para quem quer se manter conectado, não é verdade? 

O whatsapp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais prático e mais utilizado no Brasil e em diversos outros países do mundo. A plataforma é de fácil utilidade e com ela podemos operacionalizar várias atividades empresariais. 

Algumas corporações, por exemplo, utilizam o aplicativo como SAC da empresa – Serviço de Atendimento ao Cliente – cujo objetivo é tirar dúvidas e receber sugestões dos consumidores. Além disso, há muitas outras funções disponíveis na rede. 

LinkedIn: a maior rede profissional do mundo 

Já o LinkedIn é uma rede social profissional. Ou seja, o principal intuito dos usuários é estabelecer conexões reais com pessoas do mundo corporativo. No LinkedIn, você pode aumentar o seu networking, conhecer melhor o mercado de trabalho, trocar informações valiosas sobre carreiras e experiências de negócio, dentre tantas outras funcionalidades possíveis. 

O que sempre indicamos aos nossos leitores é o cuidado na hora de escolher a linguagem adotada na rede. Por ser uma rede social mais séria e com pessoas mais críticas, é necessário utilizar termos mais formais, sem perder de vista a clareza do texto, é claro. 

Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.

Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais! 

Conteúdo e revisão por Carolina Dostal      

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior