Você quer ser notado pelos recrutadores do Linkedin, mas não sabe como fazer isso?
Ou quer ser encontrado por uma empresa que está contratando, em vez de procurar
pela vaga em aberto? Muitas pessoas ainda não sabem, mas o LinkedIn permite que os
próprios anunciantes das vagas de emprego encontrem no aplicativo os profissionais
certos para a sua empresa.
Por isso, neste artigo, Dostal te dará as principais dicas para ter uma rede social ativa e
que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e
tenha uma boa leitura!
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assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no meu canal,
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Ser encontrado por recrutadores no LinkedIn é uma tarefa que exige bastante empenho
por parte dos profissionais. Para te ajudar nisso, trazemos quatro dicas relevantes de
como vocês vão ser notados por recrutadores no LinkedIn. Veja só!
1) Deixe o seu perfil completo
Deixar o perfil 100% completo é o primeiro passo para ser realmente encontrado no
LinkedIn, não somente pelos recrutadores das vagas de emprego, mas também por
outros usuários da rede que possam ter interesse em te conhecer.
Com todas as informações preenchidas, facilitamos o trabalho dos algoritmos em
cruzar informações, nos indicar para outras pessoas e, de certo modo, nos sugerir as
melhores oportunidades que estão sendo divulgadas na nossa área.
Por isso, indicamos que você tire um pouco do seu tempo e complete as informações
que faltam no seu perfil. Quanto mais souberem sobre você, melhor será para que as
pessoas te encontrem nas redes sociais.
2) Produza um cover story
Também é importante que você produza um cover story, que é um vídeo curtinho. Em
resumo, o cover story nada mais é do que um pitch, algo que você vai falar sobre você
de uma maneira bem humanizada e vai contar um pouquinho da sua história
profissional se apresentando para os recrutadores.
O vídeo não deve ser longo, nem ser monótono. Você pode variar na fala, falando da
sua formação, da sua experiência, das suas expectativas em relação à empresa, dentre
outras informações que forem igualmente relevantes para que as outras pessoas te
conheçam.
3) Produza e publique conteúdos da sua área de atuação
Já pensou em utilizar o seu LinkedIn como uma biblioteca de conteúdo? Escrever, por
exemplo, sobre o conteúdo que faz sentido para a sua área profissional? Para o seu
setor de atuação?
Vamos lá. Imagina que você é um advogado. Quando o recrutador vai fazer uma busca
no LinkedIn, além das palavras chaves e da busca pelos melhores profissionais, ele
vai buscar pessoas que estão falando sobre temas específicos.
Neste caso, se ele está buscando por um profissional de direito, o profissional que
entenda de regulatory and compliance, ele vai buscar profissionais que estejam
falando sobre esse assunto. Se você publicar sobre compliance e regulatório, com
certeza, você vai cair nessas buscas.
Então, utilize hashtags inteligentes e faça esses temas aparecerem toda a vez que o
recrutador procura por pessoas como você.
4) Deixe o seu perfil aberto para os recrutadores.
Existe um campo dentro do LinkedIn que se chama “buscando por emprego”. Você
tem 2 opções: ou deixar o seu perfil como ABERTO, OPEN TO WORK, ou,
FECHADO.
Isso não significa que os recrutadores não possam ver o seu perfil. A grande diferença
é que quando você deixa o seu perfil no modo OPEN TO WORK, todas as pessoas no
LinkedIn vão conseguir ver que você está aberto a novas oportunidades.
Quando você apenas deixa isso aberto para recrutadores, apenas os recrutadores vão
saber que você está aberto a oportunidades de emprego e isso não inclui os
recrutadores da sua própria empresa. O LinkedIn tem um mecanismo que protege
você dos recrutadores da sua própria empresa, ou seja, pra não ficar chato e não criar
um ambiente desagradável para você.
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Conteúdo e revisão por Carolina Dostal
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior