LinkedIn para advogados

Descubra os principais detalhes que todo advogado deve observar ao utilizar o
LinkedIn. Além disso, veja também algumas dicas para ter uma rede social chamativa
e que te traga grandes oportunidades. Fique sempre ligado às novidades do portal e
tenha uma boa leitura!
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(1) LinkedIn para Advogados – YouTube

A maioria dos advogados relata que, em muitos momentos, eles entram em uma
reunião profissional como advogado, com um possível cliente. E quando eles saem da
reunião, a primeira atitude do cliente é investigar a vida dos advogados. Eles querem
saber quem é você, onde você atua, quais os casos você já defendeu com sucesso.
Outro objetivo é averiguar se você é um profissional confiável e competente.
Em outras situações, o cliente diz que precisa de um advogado para resolver uma
questão da sua empresa! Então, você acaba indicando um advogado de confiança. O
que a pessoa faz novamente? A primeira coisa que ela faz é entrar no LinkedIn para
saber quem é aquele advogado. Por isso, é tão importante pensar no LinkedIn como
uma rede social para advogados.
Os usuários estão de olho na sua trajetória acadêmica
O principal objetivo dos clientes é descobrir se aquele profissional tem competência
para lidar com o problema em questão. Geralmente, são problemas sérios. Elas
querem saber se aquele advogado a ser contratado está bem relacionado no meio
jurídico e se realmente é um profissional influente.
Esses internautas vão olhar de prontidão com quem aquele advogado se relaciona,
com quem ele tem contato e quais são as pessoas que estão presentes em sua rede
social. E o cliente também vai olhar o que advogado posta para tentar entender se
realmente entende daquele assunto.
Esses são indícios e provas sociais que colaboram para que o advogado mostre para
seu potencial cliente que ele é um bom advogado.

A OAB especifica algumas limitações para o uso do LinkedIn
Existem algumas limitações que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) indica para
os advogados. Houve várias mudanças de um tempo para cá, mas mesmo assim, o que
prezamos muito, e que os advogados também prezam, é pela sobriedade na forma de
fazer marketing.
É válido tomar cuidado com o modo como utilizamos o LinkedIn. Então, em primeiro
lugar, é comum que muitos advogados escrevam o headline – o título no LinkedIn –
com muito cuidado e bastante atenção.
.
Neste caso, a palavra advogado é muito importante porque ajuda o advogado a ser
filtrado nas buscas dos usuários, Porém, ela não especifica a qualificação daquele
advogado ou quanto à especialidade dele: se ele é um advogado trabalhista, se é um
advogado tributário ou um advogado criminal. Neste caso, é importante que essas
denominações estejam especificadas no perfil do advogado.
É importante produzir conteúdo
Comece a escrever artigos e posts sobre a sua área de atuação. Por exemplo, vamos
supor que você tenha um escritório e que você atue como um corporativo, como
tributário, e que você tem como foco atender clientes do setor bancário.
Então, você deseja falar com advogados, gerentes e diretores jurídicos, por exemplo.
Naquela semana, naquele mês, você vai prospectar diretores e gerentes jurídicos.
Neste sentido, para preparar suas pautas, é importante planejar artigos focados no
sistema bancário e no sistema financeiro para atrair essas pessoas.
Então, no momento em que você começar a curtir, comentar, compartilhar e pedir
conexões, a chance dessas pessoas aceitarem a sua conexão vai ser muito maior.
Preencha o seu perfil de forma adequada
Outra ação importante é preencher o seu perfil de uma forma adequada para que
passe confiança ao cliente. Quando a gente fala em advogado, estamos falando em
confiança e confiança é a palavra-chave.
Além de tudo que já foi citado no artigo, também vale ressaltar a importância de
colocar as áreas de atuação. Isso sim é importante. Você não precisa falar qual
empresa foi atendida por você, mas pode falar que atende a área financeira, por

exemplo, caso tenha prestado serviço para bancos. Além disso, você também pode
falar que atendeu o setor de transporte ou o setor logístico.
Disponibilize o número de inscrição na OAB
Outro fator a se levar em consideração é não se esquecer de colocar o número da
inscrição na OAB. Também é algo super válido porque a gente sabe, que também tem
algumas pessoas que fizeram faculdade de direito, porém, ainda não tem OAB.
Mas muitas delas, mesmo sendo apenas formadas, estão no mercado à procura de
trabalho. A OAB é algo que comprova que você é advogado, você tem formação, e
que você pode exercer o direito.
Caso ainda tenha mais dúvidas sobre como deixar o seu LinkedIn mais atrativo,
confira o meu curso que se chama Destrave seu LinkedIn. Ele está disponível no
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Conteúdo e revisão por Carolina Dostal
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior

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