O LinkedIn é uma rede social?

O LinkedIn é uma rede social? Como utilizar esse aplicativo e quais os benefícios
encontrados neles? Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, o artigo de hoje trará
algumas informações sobre como otimizar a sua presença no LinkedIn. Confira!
E para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e
não se esqueça de se inscrever no canal Carolina Dostal para ficar sempre atualizado.

link: https://www.youtube.com/watch?v=5fSfgqjjTt0
É verdade que o LinkedIn é uma rede social, mas muitas pessoas ainda veem o
aplicativo de uma forma diferente. Ele foi lançado em 2003 oficialmente, pelo CEO
Reid Hoffman, que foi aluno em Stanford, Oxford e tinha a ideia de criar uma rede
social onde as pessoas conseguissem se conectar e criar relacionamentos.
Qual a principal função do LinkedIn?
Ao pensar em Linkedin, a primeira palavra que deve surgir é relacionamento. É para
isso que serve a rede social, não somente para emprego. De acordo com as estatísticas,
apenas 30% das pessoas entram no LinkedIn para procurar emprego, enquanto o resto
está no LinkedIn para gerar autoridade e receber notícias sobre diversos assuntos.
Notícias e tendências do seu próprio setor é o principal motivo pelo qual as pessoas se
tornam usuários do aplicativo.
As pessoas também querem saber um pouco de como aprender a liderar melhor, ter
acesso a eventos, o que está acontecendo no mercado de trabalho e qual é o ponto de
vista dos colaboradores, dos funcionários e dos CEOs, dos C-Levels, dos diretores. O
principal interesse é descobrir como essa galera pensa e vê o que está acontecendo, e
como eles planejam comandar uma empresa no futuro.
Quantas pessoas utilizam o LinkedIn?
Hoje são mais de 700 milhões de usuários no LinkedIn. Estima-se que a cada segundo
três novos usuários se cadastrem no aplicativo. Além disso, a ferramenta já possui
quase 60 milhões de empresas cadastradas, contando com muitas oportunidades de
trabalho e anúncios de empresa.
Assim como no Instagram, é possível patrocinar um anúncio no LinkedIn. Também
conseguimos anunciar através de veiculação de anúncios, ao criar uma página

corporativa dentro do LinkedIn. A versão do aplicativo conhecida como Recruter
permite que os recrutadores consigam utilizar filtros super avançados e encontrar os
talentos ideais.
Quais os benefícios do LinkedIn Premium?
As buscas normais do LinkedIn não oferecem tantos filtros, mas é possível encontrar
os candidatos perfeitos Ou seja, conseguimos gerar autoridade ao escrever posts,
artigos, enquetes, fazer lives, postar stories, dentre outras utilidades.
Nessa versão paga, passamos a ganhar uma exponencialidade bastante satisfatória
porque podemos contar para as pessoas aquilo que a gente é capaz de fazer
profissionalmente. Não podemos esquecer que o networking é a palavra-chave a ser
utilizada quando se trata do LinkedIn.
A gente já sabe que as pessoas que procuram emprego têm muito mais chance de
serem contratadas se elas possuem bons relacionamentos. Isso acontece porque os
candidatos que possuem um bom networking no LinkedIn têm 4 vezes mais chances
de serem contratados.
Mas afinal, o LinkedIn é uma rede social?
Sim, o LinkedIn é uma rede social. Mas não podemos compará-lo com uma rede
social em que você apenas faz postagens e vê conteúdos novos. O aplicativo
profissional é muito mais do que isso.

“Há um cunho de colaboração entre ONGs, pessoas tentando se ajudar,
comunidade científica se conectando através do LinkedIn.Vocês acham
que a vacina do COVID teria sido possível sem o LinkedIn? Não, quase
que impossível. Os cientistas, todos, se comunicam e se encontram
através das redes sociais. E cada vez mais acadêmicos começaram a
perceber a importância desta rede social profissional que é a maior do
mundo.”

Para mais dicas de como se tornar um profissional magnético, você pode acessar o
curso “Destrave o seu LinkedIn”. Nele, Dostal ensina detalhe por detalhe de como
ter um perfil profissional perfeito no LinkedIn e que muito bem reconhecido:
● Como criar um perfil ideal;
● Como os recrutadores fazem suas buscas;

● Explicação detalhada sobre os filtros do LinkedIn;
● Como ser permitido a realizar lives no aplicativo e qual a melhor forma de
utilizá-las;
● Como criar conteúdo para a rede social?
Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e
não se esqueça: continue acessando frequentemente o site para que você possa ter
acesso a todos os conteúdos disponibilizados na plataforma. Até mais!
Conteúdo e revisão por Carolina Dostal
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior

+ Matérias

Todos os direitos reservados a Carolina Dostal - 2025.

Carolina Dostal
Enviar